Língua Portuguesa – A Estrutura do Parágrafo

Língua Portuguesa – A Estrutura do Parágrafo

comunicação que almejamos busca um cuidado com o uso da língua escrita, fundamental nas relações de trabalho, por exemplo, e hoje responsável por tantos desencontros nas produções com as quais temos contato.

Muito comum é o desencanto do aluno diante de um texto sobre o qual se sente incapaz de compreender qualquer informação. E não vamos aqui atribuir a culpa deste comportamento ao aluno desinteressado ou ainda que, depois de tanta tecnologia, ninguém mais se preocupa com o texto verbal. Nossos textos, algumas vezes, apresentam-se com tal complexidade que mesmo um conhecedor da língua enfrenta dificuldades para traduzir a informação apresentada.

Aqui sugerimos um olhar mais atento para a organização do texto, começando pelo parágrafo. Desta forma, faremos com que aquele texto, antes e por vezes tão desconexo, torne-se claro, informativo e, enfim, possível.

Selecionadas as informações para a construção do parágrafo, nós nos preocuparemos, agora, com a forma que utilizaremos para apresentá-las. Evidente que outras variáveis são intrínsecas a este processo, por exemplo, o uso da pontuação, que colabora para uma relação de harmonia entre as informações ali relacionadas. No entanto, neste momento, conheceremos a estrutura do parágrafo e quais elementos dessa fundamentam tal organização.

Vamos lá?!

 

Estrutura do parágrafo

A estrutura básica de um parágrafo engloba: ideia central, ideias secundárias e conclusão. A ideia central é onde se concentra a informação mais relevante para o parágrafo. As ideias secundárias complementam o que foi escrito na ideia central, ratificando a mesma. E a conclusão é o fechamento do parágrafo.

Ou seja, todo parágrafo traz em si uma argumentação completa (introdução, desenvolvimento e conclusão); sem dispensar a objetividade, a clareza e a precisão das ideias que se quer retratar. Lembrando sempre que, um parágrafo de qualidade é aquele que possibilita ao leitor a descoberta, a participação nas relações próprias do texto, por fim, na dinâmica das informações, antes fragmentadas.

Passe o cursor ao longo de texto e você verá como funciona o desenvolvimento do parágrafo.

Passe o cursor ao longo de texto e você verá como funciona o desenvolvimento do parágrafo.

Agora, veja um exemplo contextualizado da UMC-EaD.

No entanto, ainda temos alguns parágrafos que se apresentam assim:

E as ideias secundárias? A conclusão recupera (ideal) ou reescreve (o que deve ser evitado) o que foi apresentado como ideia central? Você é capaz de dizer qual é a informação que está escrita? O que se queria dizer? Pense nisso!

Mas, e o tamanho? Parágrafo tem tamanho?

Sim. Antes de sermos produtores de textos também somos leitores, certo?! Quando, em uma situação onde é necessário identificar ou apreender uma informação, temos diante de nós um texto formado por parágrafos curtos, nos desesperamos. Parágrafos curtos são viáveis em textos que não estão ali para propor grandes reflexões. São quase como legendas, por vezes, fragmentados.

Na outra ponta, a aflição não é menor. Diante de parágrafos longos, a relação entre as ideias fica comprometida. É necessário que se leia, ao menos mais de uma vez, para então, ainda inseguro, atribuirmos um significado para tal trecho. Sem contar a possibilidade real de adaptações (nem sempre úteis) ao que está sendo dito, visto a quantidade de ideias secundárias, quando não da presença de mais de uma ideia central. São possíveis e viáveis em obras científicas, que necessitam de explicações complexas, por exemplo, e que, além do mais, transitam entre iguais.

O ideal

O  tamanho de um parágrafo irá depender do tipo de leitor que você quer alcançar. Por exemplo, um adulto pouco instruído consegue se concentrar apenas com parágrafos curtos; já a página de um livro apresenta três parágrafos e tem em média 390 palavras. Mas, no nosso caso, devemos considerar o estudante que saiu do Ensino Médio e, apesar de possuir uma bagagem de conhecimento, não apresenta muito hábito de leitura, portanto o tamanho ideal para alcançar sua atenção é entre 50 a 150 palavras.

Enfim…

• É fundamental que o parágrafo tenha uma ideia central, apenas uma (caso tenha mais de uma ideia central, construa mais parágrafos).

• Na construção da ideia central, pense em palavras-chave que possam servir de guia em seu parágrafo (inclusive para a escrita da conclusão).

• Algumas perguntas como “Por quê?”, “Como” ou “De que forma?” auxiliam no desenvolvimento da ideia central, sem perder o tema.

• Não existe um tamanho ideal de parágrafo, mas há referências.

• É importante que você leia o parágrafo antes de apresentá-lo ao aluno e questione se é possível de fato compreendê-lo tal como está escrito.

Para concluir nossa aula, tenha em mente que o parágrafo é a alma de todo o texto, pois ele é o responsável pela distribuição das ideias e pensamento de modo lógico e exato. É algo intrínseco, que carrega outros fatores participantes como a linguística, pontuação correta, assim como a coerência discursiva e a capacidade de fazer a interação entre as ideias.

Portanto, o parágrafo é tão importante quanto o próprio texto. Então, mãos à obra!

 


Referências

FIGUEIREDO, Luiz Carlos. A Redação pelo Parágrafo. Brasília: UnB, 1999.

PIMENTEL, Carlos. Redação Descomplicada.  São Paulo: Editora Saraiva, 2008.

SCHMITZ, Luciano. Aplicação do Direito ao Consumidor. E-book Direito, aula 5. Mogi das Cruzes: UMC-EaD, 2015.

SCHMITZ, Luciano. Tipos de Produção Científica. E-book Metodologia, aula 5. Mogi das Cruzes: UMC-EaD, 2015.

SERAFINI, Maria Teresa. Como Escrever Textos. São Paulo: Editora Globo, 2001.